Sótis


Sótis ou Sopdet, na mitologia egípcia, foi a deificação de Sótis, a estrela considerada por quase todos os egiptólogos a Sirius. O seu significado em egípcio é uma referência ao brilho de Sirius, que é a estrela mais brilhante no céu noturno. Na arte é descrita como uma mulher com uma estrela de cinco pontas sobre a cabeça.

Logo após Sirius aparecer no céu de julho, o rio Nilo começa o seu ano de inundação, e assim os antigos egípcios teriam ligado os dois fenómenos. Consequentemente Sopdet foi identificada como uma deusa da fertilidade do solo, que foi trazida até ele por inundações do Nilo. Este significado levou os egípcios a base de seu calendário no nascer helíaco de Sirius.

Sopdet é o consorte de Sah, a constelação de Órion ,e o planeta Vénus era por vezes considerado seu filho. A figura humana notável de Órion foi eventualmente identificada como uma forma de Hórus , o deus do céu, e assim, junto com ela sendo uma divindade de fertilidade, isso levou a ser identificada como uma manifestação de Ísis.


Cônjuge

Sah (constelação)

Comentários