Sokar

 



Socáris (em grego clássico: Σωκαρης; romaniz.: Sokaris), Socar (Sokar) ou Sequer (Seker) era o deus-falcão da necrópole de Mênfis. Provavelmente era originalmente um deus do artesanato que se associou às necrópoles da região e ascendeu à proeminência como deidade ctônica e do pós-morte. 

É comumente citado nos Textos das Pirâmides no contexto do pós-morte, onde se diz que o falecido faraó seria erguido no barco henu de Sokar e equiparado ao deus. Mesmo antes da associação com Osíris, desde o Reino Antigo (r. 2686–2160 a.C.) já era ligado a Ptah e por vezes tomou sua esposa Sacmis como sua; é citado na autobiografia da VI dinastia na fachada do túmulo de Harcufe em Assuã. 

Como artesão, Sokar era fabricante dos ossos reais e, no Livro dos Mortos, molda tigelas de prata para defuntos usarem como bacias de pé. A partir da ideia de moldar objetos, ligou-se à mistura de substâncias aromáticas para fornecer os unguentos tão importantes no ritual egípcio. Essa imagem permitiu uma fácil identificação com Ptah, que também era um deus dos artesãos. No Reino Médio (r. 2055–1650 a.C.), os três deuses foram combinados como Ptah-Sokar-Osíris, que tornar-se-ia importante divindade funerária por boa parte do restante da história dinástica do Antigo Egito.

O festival de Sokar foi celebrado em Mênfis, desde o Reino Antigo, no quarto mês da primavera (aquete). Nele, era carregado de seu templo para assistir o rei em atividades cerimoniais como capinar a terra ou cavar diques e canais. No Reino Novo (r. 1550–1069 a.C.), também foi celebrado com grande cerimônia no oeste de Tebas, onde relevos nas paredes do templo mortuário do faraó Ramessés III (XX dinastia) em Medinet Habu mostram que quase rivalizava com o Festival de Ano Novo (Opete) e que sua imagem era levada no seu barco henu. A essência do festival era a continuidade do culto do rei ligado à ressurreição do deus. Fora dele, é difícil determinar seu culto. Seus amuletos não são comuns, mas alguns descrevendo falcões mumiformes de cócoras podem representá-lo.



Cônjuge

Comentários