Ihi


Ihi (em egípcio Hr-smi-tiwy-pi-hrd, também conhecido como Ihy, Ahi, Ahy Ehi ou Ehy, na mitologia egípcia, representava a harmonia musical - o "filho" - resultante da união entre Hórus (Heru) e Hator (Het-Heru). Era considerado uma divindade da música e protetor dos músicos. 

Era retratado na forma de um jovem rapaz, com um cacho de cabelo pendendo para o lado na sua cabeça e segurando um sistro - instrumento utilizado primordialmente (embora não exclusivamente) no culto a Hator. Ihi seria uma personificação do júbilo que emanaria deste instrumento sagrado.

O seu nome raramente é mencionado fora dos limites do templo de Dendera, onde o seu nascimento foi retratado; entre os poucos exemplos em que é citado por escrito estão os feitiços nos "Textos do Caixão" do Livro dos Mortos, onde é chamado de "senhor do pão... encarregado da cerveja", numa possível referência às celebrações ocorridas em Dendera, nas quais o acólito devia atingir um estado de intoxicação para conseguir comunicar com Hator.

Comentários