Hórus

 


Hórus (ou Heru-sa-Aset, Her'ur, Hrw, Hr, Hor-Hekenu ou Ra-Hoor-Khuit) é o deus dos céus e dos vivos, muito embora sua conceção tenha ocorrido após a morte de Osíris.[carece de fontes] Hórus era filho de Osíris e de Ísis.

Tinha cabeça de falcão e os olhos representavam o Sol e a Lua. Matou Set, tanto por vingança pela morte do pai, Osíris, como pela disputa do comando do Egito[carece de fontes].

Após derrotar Set, tornou-se o rei dos vivos no Egito. Perdeu um olho lutando com Set, que foi substituído por um amuleto de serpente, (que os faraós passaram a usar na frente das coroas), o olho de Hórus, (anteriormente chamado de Olho de Rá), que simbolizava o poder real.[carece de fontes] Depois da recuperação, Hórus pôde organizar novos combates que o levaram à vitória decisiva sobre Set.

O olho que Hórus feriu (o olho esquerdo) é o olho da Lua, o outro é o olho do Sol. Esta é uma explicação dos egípcios para as fases da lua, que seria o olho ferido de Hórus.

Alguns detalhes do personagem foram alterados ou misturados com outros personagens ao longo das várias dinastias, seitas e religiões egípcias. Por exemplo, quando Heru (Hórus) se funde com Rá O deus Sol, ele se torna Ra-Horakhty. O olho de Hórus egípcio tornou-se um importante símbolo de poder chamado de Wedjat, que além de proporcionar poder afastava o mau-olhado, pois segundo os egípcios os olhos eram os espelhos da alma. Conta-se que Hórus ao reencarnar o seu aspecto num novo corpo, (cujo epíteto usado para isso seria "filho de Hórus" como bem usados por alguns faraós na história para alegar sua divindade) porém essa reencarnação em especial traria consigo a marca do olho de Hórus, (wedjat) que, em algumas partes do seu novo corpo e marcas no seu olho esquerdo, o fez ser reconhecido pelos sacerdotes/semideuses antigos (Shemsum Hor) (Que, segundo escritos, seriam intermediários entre os humanos e os deuses sendo eles mesmos semideuses) que levaria em conta outras demais características físicas para reconhecer a veracidade da sua reencarnação, como sinais ou marcas que representariam literalmente marcas da luta de Hórus com Set.


Cônjuge(s)

Pais

Irmão(s)

Filho(s)

Comentários